Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
Entre para seguir isso  
rafael ramos

Criando um Feed/RSS Manualmente!

Recommended Posts

Se você tem um site em html puro e não tem um sistema de postagens, com certeza não tem um Feed RSS.

Por que ter um?

Para manter seus usuários informados das últimas atualizações no site, tipo artigos novos, novos downloads entre outros.

RSS, come frio ou quente?

RSS é um subconjunto de “dialetos” XML que servem para agregar conteúdo ou “Web syndication” podendo ser acedido mediante programas/sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:

• Rich Site Summary (RSS 0.91)

• RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)

• Really Simple Syndication (RSS 2.0)

A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem “feeds” (fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado “RSS feed”, “webfeed”, “Atom” ou ainda canal RSS.

[Trecho retirado do site Guia do Hardware.net]

Chega de papo, vamos criar um feed RSS para seu site.

A estrutura é praticamente a mesma em todos os sites e sempre funciona da mais nova para a mais antiga (claro NE! =]). O código XML é esse:

<?xml version=”1.0″?>
<rss version=”2.0″>
<channel>

<title>Titulo do seu site</title>
<link>http://www.enderecodoseusite.com </link>
<description>Descrição do seu site</description>

<item>
<title>A atualização mais nova sempre fica em cima como esta!</title>
<link>http://seusite.com /noticias/maisnova</link>
<description>Essa é a descrição da nova atualização no site.</description>
</item>

<item>
<title>Essa é uma atualização antiga, ficou para baixo!</title>
<link>http://seusite.com /noticias/maisvelha</link>
<description> Essa é a descrição da atualização no site.</description>
</item>

</channel>
</rss>

Salve este arquivo como feed.xml no seu servidor, a extensão nem importa tanto, pode ter várias extensões, mas XML é o padrão. Agora aponte um link para ele, para chamar mais a atenção do usuário, utilize um daqueles ícones “laranjinhas” para identificar melhor o RSS. Além de ser melhor para o usuário do site, acaba sendo melhor para você, pois toda vez que atualizar seu site e o feed, o mesmo avisa aos usuários que voltam para conferir a atualização. =]

Entenderam como é importante ter um ícone “laranjinha” no seu site!? Escrevi este artigo, pois recebi um e-mail, claro que não vou dizer de quem, que dizia o seguinte:

Rafa

O que significa aqueles ícones laranjinhas nos sites? Se puderes escreva um artigo explicando, eu já estou ficando louco, um amigo meu me disse que são feeds. O que é feeds? Desde já agradeço.

Ta aí o artigo, espero que a pessoa que me mandou esse e-mail tenha lido! =]

Até a próxima!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...