Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
Entre para seguir isso  
silas_master

Memória RAM

Recommended Posts

Ram ( Random Access Memory)

É a memória volátil do computador (todas as informações contidas nela são apagadas quando o computador é desligado). ela armazena os dados temporariamente com os quais o processador e as interfaces irão trabalhar, o seu conteúdo pode ser apagado e gravado a qualquer instante aleatoriamentte.

Também pode ser classificada com memória primária, pois é aquela que está sempre disponível através de linhas de endereçamento do microprocessador, ou seja, todos os dados nela contidos podem ser acessados instantaneamente. Ela é medida em Bytes, cada byte armazena 8 bits que representam todos caracteres necessários para identificar dados ou instruções. No caso do Pentium ele lê 8 bytes (64bits) de cada vez.
Vou falar de dois tipos de memórias RAM, as dinâmicas (DRAM) e as estáticas (SRAM). As dinâmicas são mais lentas e mais baratas que as estáticas. A DRAM é construída com pequenos capacitores que armazenam cargas elétricas e necessitam ser sempre realimentados utilizando um sinal de Refresh, para não perderem os seus dados. E a memória SRAM é formada por pequenos transistores que conduzem ou não a corrente elétrica, semelhantes a relês.


RAM Dinâmica

A memória principal do computador é composta basicamente por DRAM agrupadas em pequenos pentes que são encaixados nos slots de memória da placa mãe. Estes pentes são chamados módulos SIMM (Single In-line Memory Module) ou DiMM (Dual In-line Memory Module) e possuem72 e 168 vias de contato, respectivamente.

SIMM>>IPB Image

DIMM>> IPB Image
Estes módulos de memória manipulam 32 bits (72 vias) e 63 bits(168 vias) ao mesmo tempo. Eles podem ser dos seguintes tipos, em ordem crescente de desempenho : FPM (Fast Page Mode), EDO ( extented Data Out) ou SDRAM (Syncrhonous Dynamic RAM).

As memórias são desenhadas como uma matriz, onde as células de memória são agrupadas em linhas e colunas. Para acessar determinado dado, o processador informa o endereço desejado e o chip de memória decodifica este endereço em um número de linha e coluna, liberando em seguida o dado desejado.
O tipo de memória FPM libera todos os dados contidos em uma mesma linha matriz (pagina) com apenas um endereço inicial solicitado, tornando mais rápido o acesso à endereços consecutivos. Já as memórias EDO implementaram esta mesma técnica com pequenas modificações o que as tornam aproximadamente 30% mais rápidas que as FPM.

A SDRAM é um tipo de memória que trabalha em sincronismo com o clock do sistema controlador do processamento, e também simultaneamente com múltiplos bancos de endereços na liberação dos dados e não apenas aos pares como a EDO. Estes métodos eliminaram demoras no processo de recuperação de dados da meória, sendo em media50% mais rápido que a EDO.

Os modelos de memórias mais recentes são DDR e suas inovações com DDR2. DDR (Double Data Rate). As memórias DDR utiliza uma tecnologia que transmite os dados em ambos lados do sinal de sincronismo. Com isto elas obtém uma performance em dobro.

Tutorial elaborado por:Silasjr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...