Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
leox_rtq

Como evitar que campos de um form CGI seja enviado sem preencimento?

Recommended Posts

Olá galera,

Tenho no meu site um formulário para contato. Este formulário foi criado a partir do painel de controle do Domínio e não tem uma protenção contra o preenchimento indevido ou contra campos vazios.

Eu procurei pela internet sobre formulários CGI e achei pouca coisa, até encontrei sobre formulários PHP, ASP, etc... Mas oque eu quero mesmo é saber se existe um script, código, macetes para que todos os campos deste meu formulário (CGI) seja preenchido e talvez até corretamente. :unsure:

Desde já agradeço!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da para você utilizar javascript que eh mais simples, veja o exemplo abaixo:

<script language="JavaScript">
function verifica() {
if(form.nome.value==""){ 
alert("Erro! O Campo \"Nome\" está em branco!");
form.nome.focus();
return false;
}
form.submit();
}    

</script>

<form name="form">
  <input name="nome" type="text">
  <input type="button" name="Button" value="Enviar" onClick="verifica();">
</form>

Eu tenho dois tutorial de CGI/Perl com base DBI para banco de dados MYSQL, um dá um introducao da linguagem CGI e o outro fala de banco de dados utilizando DBI. Se você quiser procurar alguma coisa na internet procure por: DBI/CGI. Se você quiser que eu te mande, manda um e-mail para [email protected], que eu mando os tutoriais que eu tenho, unico problema é que eles sao em ingles.

Um site legal de Cgi/Perl é o www.cgiclube.net ou o mesmo www.codigofonte.net .. tem bastante códigos legais.

Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Pitiko!!! Cara, deu certo mesmo!!! Tô bobo até agora!!! Mais enfim, enquanto não tinha obtido nenhuma resposta,

dei mais uma caçada pela internet e tals, encontrei um JavaScript bem interressante em um formulário de exemplo, mais estava erradíssimo, então pensei tô ferrado!!!

Daí o mestre dos formulários apareceu (Pitiko) com um santo código... kkkkkkkk...

Bem, eu peguei algumas coisas do formulário erradíssimo e encrementei no que você me enviou, ok? Dá uma olhada na fusão violenta que ficou!!! kkkkk.... :rolleyes:

Tive dificuldades no botão Enviar, pois em Form tava de um jeito e outro totalmente diferente! Mais o resultado final ficou no trinks!!!

Eu mandei o Formulário aí pra vocês não passarem o que passei!!! hehehe!!!

Façam bom aproveito, Grande Abraço á todos!!!

P.S.: Lembrando que os textos em vermelho devem ser editados conforme necessidades!!!

<html>
<head>
<title>.: Formulário de contato :.</title>
<script language="JavaScript">
function verifica() {
if(form.nome.value==""){
alert("Por Favor Coloque Seu Nome !!!");
form.nome.focus();
return false;
}
if(form.email.value== ""){
alert("O Campo E-mail está Vazio !!!");
form.email.focus();
return false;
}
if(form.email.value.indexOf('@', 0) == -1){
alert("O E-mail é Inválido!!!");
form.email.focus();
return false;
}
if(form.idade.value == ""){
alert("O Campo Idade Está Vazio !!!");
form.idade.focus();
return false;
}
if(form.idade.value.length > 2){
alert("O campo Idade Deve Ter No Máximo 2 Números !!!")
form.idade.focus();
return false;
}
var ver_numero = "1234567890";
var sk15 = form.idade.value;
var invalido = true;
for (i = 0;  i < sk15.length;  i++){
ch = sk15.charAt(i);
for (j = 0;  j < ver_numero.length;  j++)
if (ch == ver_numero.charAt(j))
break;
if (j == ver_numero.length){
invalido = false;
break;
}}
if(!invalido){
alert("O Campo Idade Deve Conter Apenas Números !!!");
form.idade.focus();
return false;
}
if(form.mensagem.value == ""){
alert("O Campo Mensagem Está Vazio !!!");
form.mensagem.focus();
return false;
}
form.submit();
}    

</script>

<form method="post" action="http://www.meusite.com/cgi-sys/FormMail.cgi"; name="form">
<input type=hidden name="recipient" value="[email protected]">
<input type=hidden name="subject" value="Formulario de Contato">
<input type=hidden name="redirect" value="http://meusite.com/obrigado.html">

<input type="hidden" name="subject" value="Contato">
<table width="400" align="center" border="0">

<table width="400" align="center" border="0">
<tr><td height="100">&nbsp;</td></tr>
<tr>
	<td colspan="2"><font face="helvetica"><center><b>Por favor, preencha o formulário abaixo e 
envie sua mensagem ou entre em contato conosco: [email protected]</b></center></font><br><br></td>
</tr>
	<tr>
	<td valign="top" align="right" width="100"><font face="helvetica"><font style="font-size:12px" color="#FF0000" face="Arial">* </font></div>Nome:</font></td>
	<td width="300"><input type="text"  size="40" name="nome" style="width:100%"></td>

</tr>
	<tr>
	<td valign="top" align="right" width="100"><font face="helvetica"><font style="font-size:12px" color="#FF0000" face="Arial">* </font></div>E-mail:</font></td>
	<td width="300"><input type="text"  size="40" name="email" style="width:100%"></td>
</tr>
	<tr>
	<td valign="top" align="right" width="100"><font face="helvetica">Telefone:</font></td>
	<td width="300"><input type="text"  size="40" name="telefone" style="width:100%"></td>
</tr>

<tr>
	<td valign="top" align="right" width="100"><font face="helvetica"><font face="helvetica"><font style="font-size:12px" color="#FF0000" face="Arial">* </font></div>Idade:</font></td>
	<td width="300"><input type="text"  size="40" name="idade" style="width:100%"></td>
</tr>
	<tr>
	<td valign="top" align="right" width="100"><font face="helvetica"><font style="font-size:12px" color="#FF0000" face="Arial">* </font></div>Mensagem:</font></td>
	<td width="300"><textarea cols="30" rows="10"name="mensagem" style="width:100%"></textarea></td>
</tr>

<tr>
	<td align="right" colspan="2">
		<input type="button" name="voltar" value="Voltar" onClick="goUrl('http://www.meusite.com/')">&nbsp;&nbsp;
		  <input type="button" name="Button" value="Enviar" onClick="verifica();">
</tr>
</table>

</form>
<p align="center"><br>
</p>
</body>
</html>[/code]

Compartilhar este post

Link para o post

Deu certo esse script, bom cgi. Assim que proponho meu caso, em CGI, assim eu agradeço, e ficou bom esse problêma, e agora pode fixar melhor nos sites, esse objetivo, assim, e agradeço do script, caso se usar, em melhor, e firme, assim vou aproveitar, e adoro esse script, e bom. Maneira, quando uso, ele deve ter, algumas menságens, boas, claro, e eu uso com a print, e através de isso, a CGI, funciona. Boa sorte, deu.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora