Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
Entre para seguir isso  
Eduardo Santos

Propriedades dentro de outras (?)

Recommended Posts

Olá a todos,

Sou novo por aqui e novo no VB.net, embora já programasse no antigo VB.

Estou me atualizando e com um monte de dúvidas. A dúvida deste post é: Estou criando uma classe para lidar com arquivos texto. Estou trabalhando com propriedades para todas as variaveis desta classe.

Dito isso criei a Classe Arquivo onde gostaria de criar uma propriedade chamada "Linhas" do tipo string que retornaria uma determinada linha do arquivo, onde o programador pudesse chama-la de duas maneiras:

1 - Arquivo.Linhas(ParametroIndice) - Onde, caso informasse o indice, este retornaria a string da linha mencionada. OU

2 - Arquivo.Linhas.Qtd - E se ele não colocasse nenhum parâmetro pudesse ter acesso a outras propriedades como "Qtd" (que seria a quantidade de linhas totais do arquivo instanciado. E outras pertinentes como este.

Sei que isso existe, pois em controles no VB já se utilizava assim, não sei o nome desse método e gostaria de saber como faze-lo em minha aplicação. Como ficaria essa propriedade "Linhas" nestes moldes?

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Ricardo.

Existem, falando de forma básica, duas maneiras para se resolver sua duvia.

1 - No caso de sua classe Arquivo, a propriedade Linhas poderia ser definida como uma LIST ou um ARRAY de Strings, sendo assim, esses tipo ja contem os metodos que voce gostaria de usar. Tipo se fosse uma LIST, voce poderia fazer ARQUIVO.Linhas(Index), o que retornaria a string da linha em questao. E a propria list tem a Propriedade Count, que retorna a Quantidade de registros.

2 - Voce poderia tambem fazer o processo manual, ou seja Criar outra classe chamada LINHA, e definir nela as propriedades que gostaria de usar, fazendo todas as rotinas para retornar os dados. E mais trabalhoso, mas voce entenderia o processo, pois a LIST na verdade e um conjunto de classes como a maioria dos tipos do .NET.

Espero ter ajudado.

att.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...