Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
Guest Fernando Peres

Dúvida Básica

Recommended Posts

Guest Fernando Peres

Sempre leio sobre esse negócio de CGI-BIN e CGI-PERL, mas até hoje ninguém me explicou corretamente pra quê serve! ohmy.gif

Alguém?? wink.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
CGI (Common Gateway Interface) é um método de comunicação entre um webserver, uma base-de-dados e uma página web, podendo até comunicar com outras aplicações. De forma mais simplificada, CGI é uma forma de interpretação de dados, que lhe permitirá construir uma aplicação web (site) dinâmico. CGI pode ser pode ser progrmamado com vários linguagens, sendo no entanto a mais popular Perl. No entanto, outra delas, chamada Python é também bastante poderosa, sendo a linguguagem que foi usada durante um periodo de aparecimento e crescimento do Google. Muitos são da opinião que CGI está em decadência, arrastando com ela todas as linguagens relacionadas como Perl e Python, devido ao momento de ascenção das linguagens PHP e ASP(.NET). No entanto, são muitas as empresas e websites que ainda confiam na linguagem CGI.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Fernando Peres
CGI (Common Gateway Interface) é um método de comunicação entre um webserver, uma base-de-dados e uma página web, podendo até comunicar com outras aplicações. De forma mais simplificada, CGI é uma forma de interpretação de dados, que lhe permitirá construir uma aplicação web (site) dinâmico. CGI pode ser pode ser progrmamado com vários linguagens, sendo no entanto a mais popular Perl. No entanto, outra delas, chamada Python é também bastante poderosa, sendo a linguguagem que foi usada durante um periodo de aparecimento e crescimento do Google. Muitos são da opinião que CGI está em decadência, arrastando com ela todas as linguagens relacionadas como Perl e Python, devido ao momento de ascenção das linguagens PHP e ASP(.NET). No entanto, são muitas as empresas e websites que ainda confiam na linguagem CGI.

Uau! Ficou muito bem explicado, valew!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Fernando Peres
interessante.... mais prefiro iniciar no PHP ainda!

Você vai gostar do começo do estudo no PHP, mas vai querer arrancar a cabeça quando chegar na parte mais, digamos, intermediária... wink.gif

Compartilhar este post

Link para o post

posso dizer, por experiência própria, que PHP é uma linguagem para aqueles que desejam criar rapidamente suas aplicações.

exemplo a grosso modo:

o que vc faz em 20 linhas em CGI/Perl, vc faz em 4 linhas em PHP.

O PHP é a evolução do CGI/Perl

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Fernando Peres
posso dizer, por experiência própria, que PHP é uma linguagem para aqueles que desejam criar rapidamente suas aplicações.

exemplo a grosso modo:

Caraca, como fica mais simples usando o PHP ao invés de CGI/BIN... ohmy.gif

Essa resposta me deu uma levantada de moral, eu já tava ficando doido com o PHP... sad.gif

Compartilhar este post

Link para o post

já tentou programar em ASP? estava iniciando em PHP, mais migrei para o ASP, axei melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o PHP pode ser a evolução do perl mas ainda nos deixa a desejar quando queremos uma maior interação com o sistema operacional.

Dá-se para fazer diversas coisas com PHP sem sombras de dúvidas mas quando se trata de maior segurança, velocidade e interação com um SO(Linux no caso) o perl seria a escolha ideal para isso.

Compartilhar este post

Link para o post
biggrin.gif Eu particularmente falo que o asp e a melhor forma de criar um site... sem falar que com asp o suporte a editores são melhores, mas gosto muito do homesite para editar em asp ele e bom... smile.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Quem acha que o PHP é mais rápido que o Perl está iludido...

quando começar a programar serio com o Perl vai sentir a diferença...

1. Só o Perl tem um repositório internacional de módulos para tudo o que você deseja criar (www.cpan.org);

2. Só o Perl possui uma comunidade de ajuda internacional (www.perlmonks.org), além de muitos grupos espalhados pelo mundo (www.pm.org);

3. No Brasil, o Perl é a única linguagem com direito a encontro nacionais (www.cgiclube.net/?area=encontro) e possivelmente em 2006 congreço latino-americano sobre a linguagem;

4. Perl é usado para trabalhar com dados em massa, caso do Click 21 que usa Perl para gerenciar terabyts (1GB x 1000). Além de ser usando por grandes empresas... Terra, Vivo...

5. Nenhuma linguagem se iguala ao suporte de expressões regulares que o Perl oferece em suas aplicações;

6. A única linguagem criada a pedido de uma super-potencia: o Perl foi criado a pedido do governo norte-americano para transmitir dados entre 2 estados;

7. O melhor de tudo: Perl é muito fácil.

por isso eu gosto do Perl.

Compartilhar este post

Link para o post

exemplo a grosso modo:

Se você souber usar os recursos da linguagem, transforma 20 linhas do próprio Perl em 1 só.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...