Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
Entre para seguir isso  
james jones

Variante Critroni - Vendas em alta no mercado negro

Recommended Posts

Em um passado recente vários usuários enfrentaram ameaças de Ransomlock, BitCrypt, Cryptowall e outros tipos de ransomware. Embora o FBI tenha destruído a massiva botnet "Gameover" há algum tempo, o final desta famosa fonte de Ransomlock não afetou significativamente a propagação de outros trojans.

Recentemente, o Centro de Segurança do Baidu Antivírus observou que um novo trojan malicioso chamado Critroni tem aparecido na Internet. Os especialistas do Baidu descobriram que Critroni apareceu pela primeira vez na Tailândia e começou a se espalhar a partir de lá. A tendência de um surto de propagação a nível mundial ainda não foi detectado.

Os especialistas em segurança também notaram que os cibercriminosos estão usando alguns dos principais mercados negros para vender auto-geradores da versão anterior deste malicioso trojan Critroni a um preço mais baixo (o preço pedido é de aprox. 3.000 dólares). Estes especialistas Baidu também avisam que com este gerador Critroni muitos cibercriminosos que anteriormente não tinham capacidades técnicas necessárias agora podem usá-lo para sequestrar os dados do usuário, de modo a cobrar um alto resgate. (Critroni cobra 96 dólares pelo resgate, enquanto o Ransomlock anteriormente cobrava resgates de mais de 300 dólares). O aparecimento freqüente destes trojans "chantagistas" mostra que eles são um canal lucrativo para os criminosos digitais e o mercado para eles é extremamente competitivo.

Para garantir a segurança dos seus dados, o Centro de Segurança do Baidu Antivírus recomenda que os usuários façam backups de seus dados (se estiverem usando um dispositivo móvel para backup, desconecte-o imediatamente da internet após o backup). Além disso, é benéfico desenvolver um hábito de salvar regularmente os seus dados em backups para evitar a perda dos mesmos em possíveis infecções. Os usuários que não quiserem fazer estes backups podem também alterar as extensões de arquivos para que eles não sejam detectados por trojans (alguns trojans atam somente em determinadas extensões de arquivo, mas este método tem riscos e não é recomendado para usuários com muitos dados sobre os seus computadores). Atualmente, o Baidu Antivírus pode defender sua máquina contra o Critroni. Os usuários podem fazer o download da última versão do Baidu Antivírus para garantir a segurança do seu computador.

Notícia tirada do Facebook oficial do Baidu Antivirus: https://www.facebook.com/BaiduAntivirusEN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...