Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
Entre para seguir isso  
Cavalcanti

Dicas para não clicar em links maliciosos na internet

Recommended Posts

Muitos usuários acabam pegando vírus na internet por clicar em links maliciosos — e não é só em sites duvidosos que você pode pegar um malware. Banners em sites confiáveis também podem te levar para um vírus. Para se prevenir contra essas ameaças, selecionamos algumas dicas para você se proteger:

1. É sempre bom olhar a URL que abre quando você clica em um link. A URL pode te mostrar informações que não estão presentes na página. Por exemplo: na URL você pode ver se está em um ambiente seguro se tiver o “S” no “http://”. O “https://” indica que a página é certificada e que os dados são criptografados.

2. Atualmente, com as redes sociais, muitos links maliciosos são divulgados em perfis de amigos sem que eles saibam disso. Você já deve ter sido marcado alguma vez nos comentários de um post que dizia “trabalho para o Google de casa e ganho 300 reais por hora”. Isso acontece por que o seu amigo clicou em um link malicioso que instalou um vírus que “controla” o computador dele. A dica é: não caia nesses golpes e não clique no link.

3. Mas se o seu for o caso do computador infectado por um vírus que está postando coisas assim no seu Facebook, então você deve conferir as extensões instaladas no seu navegador e também na lista de aplicativos no seu Facebook. Se tiver alguma coisa estranha que você não conhece, pesquise na internet. Se a extensão for, de fato, um malware, você achará sites alertando para deletá-la.

4. Parar o cursor em cima de um hiperlink vai te mostrar a URL real da página de destino antes que você precise clicar. Isso acontece porque a URL de destino é diferente da URL de visualização (que pode ser modificada para mostrar o que quer). Então, antes de clicar naquele link duvidoso, use o cursor do mouse para verificar se a URL de destino é confiável.

5. A dica mais importante para se proteger é ter um bom antivírus instalado na sua máquina. É importante que o programa que você escolha mantenha o seu banco de dados atualizado frequentemente. Uma ótima sugestão é o Baidu Antivirus. Um programa totalmente gratuito e premiado pela AV Comparatives.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...