Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
Entre para seguir isso  
crohlm

Java enconding variável string

Recommended Posts

Olá pessoal,

Sou novo em Java (e também aqui no fórum) e cai num problema bobo, mas que está me incomodando. Estava fazendo programas simples para estudar sobre as propriedades inciais de orientações a objeto quando me deparei com um problema de acentuação.

Claro que já havia (apesar da pouca experiência) me deparado com esse problema antes. A princípio quando colocava uma String passando direto em um System.out.print se ela contivesse acentos (ou cedilha) dava problema de codificação desse caractere !

Bom, após ler um pouco eu já tinha o conhecimento prévio de que em um ambiente Windows o console (cmd) deveria utilizar como padrão a fonte Lucinda Console para que os acentos fossem reconhecido. E também já sabia que ao compilar o arquivo .java eu deveria usar o parametro -encoding utf8 no meu javac

Até aí tudo beleza .... Foi quando fazendo um input com Scanner (e depois eu tentei Buffered,,,) eu me deparei com a seguinte situação:

Quando inseria uma string (por exemplo, nomeCurso) e colocava: Ciência da Computação

Ele me retornava saídas sem acento (com a codificação quebrada). Como por exemplo, Ci?ncia da Computa?Æo

Em código (tentei vários - vou apresentar a primeira e mais simples tentativa) :

import java.util.Scanner;

class teste
{
    public static void main (String args[])
    {

String nomeCurso;

Scanner leitura = new Scanner (System.in);

System.out.print (" \n\nO nome do curso é: ");
        nomeCurso = leitura.nextLine();

System.out.println ("\n\nSaída: " + nomeCurso);

}
}

Tentei diversas pesquisas no google (exaustivas) até chegar aqui no fórum.

Obrigado desde já a ajuda de todos.

Wilson

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você esta usando alguma ide ? senão usa o eclipse para copilar que você não sofre com isso.

No console dele sai certim testei aqui e funciona e só no prompt que ferra tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso