Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
Entre para seguir isso  
crohlm

Java enconding variável string

Recommended Posts

Olá pessoal,

Sou novo em Java (e também aqui no fórum) e cai num problema bobo, mas que está me incomodando. Estava fazendo programas simples para estudar sobre as propriedades inciais de orientações a objeto quando me deparei com um problema de acentuação.

Claro que já havia (apesar da pouca experiência) me deparado com esse problema antes. A princípio quando colocava uma String passando direto em um System.out.print se ela contivesse acentos (ou cedilha) dava problema de codificação desse caractere !

Bom, após ler um pouco eu já tinha o conhecimento prévio de que em um ambiente Windows o console (cmd) deveria utilizar como padrão a fonte Lucinda Console para que os acentos fossem reconhecido. E também já sabia que ao compilar o arquivo .java eu deveria usar o parametro -encoding utf8 no meu javac

Até aí tudo beleza .... Foi quando fazendo um input com Scanner (e depois eu tentei Buffered,,,) eu me deparei com a seguinte situação:

Quando inseria uma string (por exemplo, nomeCurso) e colocava: Ciência da Computação

Ele me retornava saídas sem acento (com a codificação quebrada). Como por exemplo, Ci?ncia da Computa?Æo

Em código (tentei vários - vou apresentar a primeira e mais simples tentativa) :

import java.util.Scanner;

class teste
{
    public static void main (String args[])
    {

String nomeCurso;

Scanner leitura = new Scanner (System.in);

System.out.print (" \n\nO nome do curso é: ");
        nomeCurso = leitura.nextLine();

System.out.println ("\n\nSaída: " + nomeCurso);

}
}

Tentei diversas pesquisas no google (exaustivas) até chegar aqui no fórum.

Obrigado desde já a ajuda de todos.

Wilson

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você esta usando alguma ide ? senão usa o eclipse para copilar que você não sofre com isso.