Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
Entre para seguir isso  
muek

duvida de iniciante

Recommended Posts

Boa tarde

Alguém me sabe dizer como posso fazer isso em flash???

Eu tenho uma imagem que quando é passado o ponteiro do mouse deve subir deixando a descoberto

um button que direciona para outra página. Quando o ponteiro sai de cima da imagem essa deve descer novamente.

Da imagem que importei já a converti para symbol e coloquei como behavior "movie clip". Penso que é assim

que deve ser feito. Agora a minha dúvida é o que fazer em Actions:

on(rollOver){

(...)

}

O que devo colocar em (...) para quando passo com o ponteiro do mouse a imagem subir

on(rollOut){

(...)

}

O que devo colocar em (...) para a imagem descer.

Muito obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola tudo bom, espero que sim

Olha essa sua duvida naum eh nenhuma duvida de iniciante naum, tem muita gente um pouco mais avançada em flash que naum tem ideia de como fazer isso...

mas eh muito simples

vc pode fazer de dois modos, um pelo modo mais facil usando mais os recursos do flash ou entao usando apenas actions...

faça o seguinte:

crie um botao invisivel, pra fazê-lo eh soh criar um bota comum mas sem nada dentro dos frames up, over e up, apenas desenhe um quadrado na camada "hit" pq essa camada mostra a area de acerto do botao...

quando o seu botao tiver pronto, ele aparecera no flash como um quadrado verde, naum importa a cor que vc usou pra fazer o quadrado...

entao, transforme a figura em um movieclip e deixe esse seu botao invisivel em cima da figura...

instancie a figura com o nome de "figura" sem as aspas...

entao pra que a sua figura suba 300 px acima, vamos fazer o seguinte, suponhamos que a sua figura esteja na cordenada Y = 300 e vc queira que quando passar o mouse a figura se movimente para a cordenada Y = 600, entao escreva essa action no seu bota invisivel:

on(rollOver){

figura._y -= (_y - 600) * 0.3;

}

e pronto, se vc fizer tudo direitinho, com certeza vai dar certo, mas lembre se de colocar akele seu botao embaixo da figura, de preferencia em uma outra camada abaixo

espero ter ajudado

boa sorte...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Nuneseth

Antes de mais, muito obrigado pela sua resposta. wink.gif

Tentei fazer da forma que você disse mas infelizmente não deu certo. Há uma parte da sua resposta que não entendi que é quando você diz "transforme a figura em um movieclip e deixe esse seu botao invisivel em cima da figura" Essa figura se refere a imagem que eu tenho que vai subir e descer???

Então eu fiz assim:

-Criei um button, desenhando um quadrado em "hit"

-Transformei a minha imagem em movieclip dando-lhe o nome de Figura

-Em actions de Figura escrevi:

on(rollOver){

}

-Coloquei o botão invisível em cima de Figura

Sabe-me dizer onde errei???

Obrigado mais uma vez. wink.gif

Compartilhar este post

Link para o post

bom, se alguem deve pedir desculpas aki, esse alguem sou eu, sinto muito, pois fiz akele script sem usar o flash e esqueci parte dele, uma parte naum tao importante mas essencial pra o script funcionar

eh o seguinte, pelo que sei, tudo que vc fez foi certo, o errado ta no codigo, o codigo verdadeiro seria esse:

on(rollOver){

this.onEnterFrame = function(){

}

}

pra que esse codigo funcione a sua figura deve estar na coordenada Y = 300 e quando o script for ativado a figura sera levada para a coordenada Y = 600, ou seja, nesse caso ela vai subir, caso vc queira que ela va pra outra coordenada, eh soh alterar akele 600 pela coordenada desejada

eh isso aew, espero ter ajudado, caso naum consiga me da um toque que eu crio um .fla de exemplo pra vc ver como eh...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Nuneseth!! wink.gif

Penso que fiz tudo como você disse: criei um botão invisivel, transformei a minha figura em movieclip, coloquei em "actions" o código que você indicou e deixei o botão invisivel por cima da minha figura. No entanto continua sem funcionar. Sabe-me dizer se há alguma coisa que estou fazendo de errado???! unsure.gif

Mais uma vez tenho de agradecer pra você. Tem sido impecavel nessa sua disponibilidade pra ajudar. wink.gif

Compartilhar este post

Link para o post

bom, acho que o que eu posso fazer por vc, eh criar um .fla com esse tipo de botao pronto, entao vc da uma estudada nele, ou entao usa o proprio no seu site...

eu naum tow com flash agora, mas se der talvez ainda hj te envio o .fla do botao..

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Aew, eu criei um parecido com o que vc pediu, da uma olhada e estuda bastante

o link do fla ta aki:

http://geocities.yahoo.com.br/andersonnuneseth/botao.fla

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

falows

agora ve se estuda isso, esse botao eh mto simples

Compartilhar este post

Link para o post
falows

agora ve se estuda isso, esse botao eh mto simples

OLÁ

TENTEI PEGAR TAMBÉM O SEU BOTAO FEITO EM FLA... POIS ESTAVA NECESSITANDO TAMBÉM

MAS OLHA SÓ EU FAÇO O DOWNLOAD TUDO BEM, MAS QUANDO VOU ABRIR COM UM FLASH ELE NAO ABRE, DÁ UMA MENSAGEM DE ERRO

SERÁ QUE É A VERSAO QUE EU USO

OBRIGADO

Compartilhar este post

Link para o post

pow entaum naum sei o q eh, eu abri ele aki e deu tudo certo, vc usa o mx professional 2004?

acho q tem alguma diferença

Compartilhar este post

Link para o post
pow entaum naum sei o q eh, eu abri ele aki e deu tudo certo, vc usa o mx professional 2004?

acho q tem alguma diferença

Oi cara, eu uso o FLASH MX versão 6.0

deve ser a versão mesmo, pq fui em seu site baixei algumas coisa em FLa e não abriu. ( ALias otimo site, e vc nos ajuda muito em cara)..hehehe

Vou instalar o flash 2004, deve ser melhor!!!

OLHA SOBRE O LOADING ANTES DE APARECER A ANIMAÇÂO COMO FAÇO

AJUDA AÊ...

blink.gifbiggrin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

bom, entao ta tudo resolvido, vc naum conseguiu baixar o .fla pq eu uso o mx 2004, todos os meus .fla soh abrem nessa versao

qto ao preloader, da uma procurada aki na parte de flash que eu postei um mini tutorial ensinando fazer ele, mas se vc naum achar, eu posto um download do .fla dele

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

posto o preloader assim que tiver um tempinho...

qto ao peso de sua animaçao ta um peso mto bom, soh naum deixa passar de 300k, aew jah eh mto demorado, mas 61 ta bom, ah isso depende do tamanho da sua animaçao...

tipo, se ela tiver uns 30 segundos, ta otimo..

Compartilhar este post

Link para o post

aki ta o link pra pegar o preloader, pra abrirem vcs vao precisar ter o flash mx 2004 pro..

eh o que eu uso

http://geocities.yahoo.com.br/andersonnuneseth/preloader.fla

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post