Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
Entre para seguir isso  
Flaugger

Como funciona ???

Recommended Posts

Gostaria de saber como funciona:

- Um backbone.

- Como alguém se conecta a um provedor e tem acesso a internet.

- Como ter o provedor próprio de acesso.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Talvez você já tenha esperado um bocado de tempo pela resposta. Tentarei de ajudar! :)

De acordo com meus limitados conhecimentos baseados no meu dia-a-dia na empresa onde eu trabalho:

1º - Backbone(espinha-dorçal):

(Paradigma): a palavra backbone é puramente conceitual, não é um produto. Inspirado na estrutura corporal dos mamíferos (que possuem coluna vertebral) onde utiliza uma estutura principal com ramificações menores. Pense nas artérias do corpo humano e as veias, que são suas ramificações.

Esse mesmo conceito é utilizado na infra-estrutura predial, regional, metropolitano e etc.

O backbone central do Brasil é mantido pela Embratel. Ele inicia em Recife, passa pela costa do nordeste, passa em RJ, SP e vai parar lá na Argentina. Em cada estado (por exemplo SP) existe um backbone em forma de rede que envolve toda região metropolitana e interior. É chamado de Anel Óptico. Todos os estados possuem anéis.

Um pequeno rabisco:

O (Recife)

|

|

O

.\

..O

..|

..O (RJ)

./

O (SP)

..\

...\

...|

...O

Ignorando os ".", os "O" são os anéis ópticos dos estados brasileiros e os "|" (pipes) é o backbone principal.

A Embratel também possui links backbones via marítima que passa pela mar na costa nordeste.

Saindo de Recife, existe outro feixe que vai para EUA.

Espero ter ajudado em relação à Backbones!

Compartilhar este post

Link para o post

De acordo com meus conhecimentos obtidos através do Livro Guia Internet de Conectividade da Cyclades (9ª Edição):

2º - Provedor de Acesso de Dados

Composto pelo Cliente, Provedor de infra-estrutura e Provedora de Acesso Internet (ou ISP).

No provedor (ou ISP) é necessário ter um link que interliga com a rede internet nos EUA. Isso é feito através de fibras-ópticas e Satélites.

Do ISP, existe um roteador, um MODEM e enfim a rede pública de telefone (no caso do Brasil).

Um rabisco:

(Nuvem Internet nos EUA)------------[iSP]-[Roteador]-[MODEM]----------[Operadora Pública]-----------------[MODEM]---[Cliente]

No ISP cabe a função simplesmente de distribuir números IPs válidos para você acessar outros IPs da rede Internet.

O roteador esta dentro do ISP. Serve para comutar as conexôes para os links certos.

O MODEM serve para efetuar a conexão com o cliente através de uma linha comum. Hoje é também utilizado para separar as freqüencias do ADSL da linha telefonica convencional.

Quando vc pede para um modem ligar para um numero de provedor, na verdade vc esta "falando" com um MODEM na borda do provedor.

Agora, você pergunta: e o MODEM, como funciona?

Um pequeno rabisco (ignorando os "." pontos):

1 - Onda da voz humana (voz):

..../\............../\

\../..\.|\..../\../..\../

.\/....\|.\../..\/....||

.........|..\/..........|

2 - Onda de um pulso elétrico em teoria(dados):

....__....__.....__

__|..|__|..|__|..|___

No caso de uma conexão discada, a mídia (meio) de transporte é a oscilação de ruído. Como no "desenho 1" acima. O problema desse tipo de mídia é a limitação física (de audio) de velocidade.

Quando vc tem uma linha discada, e durante uma conexão se você tirar o fone do gancho, você vai ouvir um terrível chiado. É possível você se comunicar através do telefone, mas vc teria de saber quando e qual chiado emitir (HAHAHA!!).

Eu, particularmente, já fiz uma experiência na qual eu peguei um pc, liguei a linha de telefone no modem e fiz o modem discar para um segundo telefone próximo de mim. Quando eu atendi, eu emiti o tom de ocupado convencional (aquele tu, tu, tu...) AHEuheauaehu!!! :D . O que aconteceu no pc? Apareceu no discador: Ocupado... :lol:

Mas por que eu escrevi isso? Eu mostrei o porque na verdade que o MODEM se chama MODEM! :P MODEM vem de Modulador/Demodulador. Quer dizer, ele converte os "sons" (quer dizer, oscilação da tensão elétrica) em sinal de dados. Aí vc pergunta, qual a vantagem de utilizar o MODEM?

Na verdade não muita. Na verdade a utilização do MODEM nada mais é que um "chumchão"! Pois a infraestrutura de voz no Brasil já estava toda implementada quando houve a febre da Internet aqui. É uma tecnologia muito antiga que aproveita uma mais antiga ainda (o telefone). Não valeria a pena "repassar" todo o cabeamento de dados nas casas, por exemplo.

No caso do Speedy (ADSL) ele ainda aproveita a mesma tecnologia do telefone, porém, divide as faixa de frequencia e transmite através de frequencias "invisiveis". Porém é uma tecnologia extremamente antiga também! Não é nenhuma revolução na tecnologia. O filtro utilizado nos telefones de uma linha que possui Speedy server para eliminar essas possiveis frequencias que poderiam interferir no ADSL.

Na verdade, se o ser Humano não fosse motivado pelos seus interesses pessoais, nossa realidade na parte de tecnologia seria totalmente diferente. Existem pessoas que podaram tecnologias revolucionárias e injetaram uma tecnologia de 3ª categoria para, digamos, "encher a meia"... mas isso é outro assunto.

O ideal mesmo era em cada casa ter um link em fibra-óptica, aí sim realmente estaremos falando de "banda-larga". :P

Se algo estiver errado, por favor leitor, me corrija. Pois herrar é umano!

Abração Flaugger! Boa sorte com os estudos e a facu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...