Ir para conteúdo
Fórum CódigoFonte.net
Entre para seguir isso  
pitiko

Um pouco sobre Cgi-Perl

Recommended Posts

Essa é a minha primeira dica no Fórum do Código Fonte e já vou abrir a área de dicas dessa sessão de Cgi-Perl, justamente para falar um pouco sobre ele.

Um pouco da História do Cgi

CGI (Common Gateway Interface) foi umas das primeiras linguagens a surgiram para a criação de páginas dinâmicas na Web.

Ela nada mais faz do que uma comunicação entre o browser (usuário) com o servidor Web, assim com uma mistura de Cgi com Html você pode estar criando formulários padrões e fazendo com que o Cgi se comunique com, servidor, bando de dados...

O Cgi é uma linguagem independente das outras que a utilizam, como exemplo: PERL, ASP.NET e PHP.

Pergunta: Por que Cgi-Perl?

O PERL, não vamos entrar em muitos detalhes com ele, mais é uma linguagem OpenSource e multi-plataforma, criada em 1987.

Portanto Cgi-Perl nada mais é do que:

Cgi é o script, e Perl a linguagem utilizada para a criação desses scritps.

Cgi Hoje Em Dia

Cgi por ser uma linguagem já um pouco velha, e sofrendo com a chegada das novas linguagens como: ASP, PHP, ASP.NET e até mesmo do Java. Alguns sites ainda a utilizam, como exemplo: WebMail do Terra (www.terra.com.br).

Com essas novas linguagens, mais fáceis de aprender, os sites novos já estão sendo escritos nessa nova tecnologia e sites escritos em Cgi começam a fazer a renovação da linguagem, mesmo porque o Cgi contém algumas falhas de segurança, por ser uma linguagem “antiga”.

Minha Dica

Se você usa Linux, uma boa mistura de linguagem com o Cgi é: Cgi com Shell Script. Com essa mistura você pode disponibilizar na Web, por exemplo, um Terminal do seu servidor e/ou desktop, assim você pode acessar de qualquer lugar do mundo, e digitar comandos do Terminal.

Um Linux chamando: Coyote tem um acesso via browser que é escrito em Cgi, onde você edita textos, salva disquete tudo via Web, sem precisar sentar na frente da máquina. O site oficial da distibuição do Coyote Linux é: www.coyotelinux.com (Ps: Ele é um Linux que é executado em um disquete!)

Leia mais sobre Cgi com Shell Script em: http://thobias.org/doc/cgi_shell.html

Acho que deu para dar uma imagem geral do que é o Cgi-Perl. Qualquer dúvida acessem os sites de base que utilizei para escrever esse texto, logo abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/CGI

http://www.ime.usp.br/~glauber/perl/perl.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/PERL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...